Banda dos Sonhos?

Qual a formação da 'Banda dos Sonhos'?


Vamos lá. Presumindo que os leitores do AP no mínimo gostam de música, quem nunca fez essa pergunta? Ou foi questionado sobre isso?

Eu sou categórico ao responder: Depende.

Aí o cara vem com um "porra, é muito fácil!" e manda uma puta formação foda, com músicos alopradíssimos. Geralmente é Steve Vai na guitarra, um batera de metal (quando não é o Phil Collins), o Flea (Red Hot Chili Peppers) no baixo e algum vocalista dos anos 70. Já ouvi essa formação várias vezes. E é indiscutível a competência dos caras. Mas porra, como alguém pode querer montar uma Banda dos Sonhos? Tá pensando que é só juntar músicos fodas e pronto, tudo que sair dali vai ser brilhante?

Acho que o motivo de uma banda dar certo e ser realmente foda não está somente na competência dos músicos. Acho até que isso fica beeeeeem abaixo na lista. Quer um exemplo? Ramones. Os caras tocavam mal. Mas músicas tinham três acordes, duravam dois minutos. Mas a importância que os caras tiveram é incontestável!

A parada é a banda ter os componentes certos, as influências certas, os contatos certos e o principal: Timing. A banda tem que estar pronta, no lugar certo e na hora certa. O Nirvana, por exemplo. Já pensou se o Kurt Cobain tivesse nascido no Sri Lanka em vez de Seattle? O que seria do Nirvana sem as outras bandas do grunge, como Pearl Jam ou Stone Temple Pilots?

Lógico que bandas com músicos brilhantes também fazem sucesso, e dão um baile em muitas bandas que alcançaram um sucesso ainda maior. Exemplos disso são os fodíssimos Muse, Dishwalla, Dave Matthews Band e a lista continua.

Uma banda ser considerada foda, na verdade, nem implica em fazer sucesso. O grande lance é a qualidade do som. Assiste 10 minutos de Malhação e vocês vão entender o que eu tô falando. E a qualidade do som está diretamente ligada as influências da banda e ao momento que as pessoas que vão ouvir estão passando. Ou você acha que quando o teu neto ouvir Dream Theater, ele vai ter a mesma empolgação que você? Vai mandar um "Ih, que coisa de velho".

Então, meus amigos... No fim das contas, não existe Banda dos Sonhos. Pode montar a melhor banda possível, que não vai rolar. Para marcar época e ser lembrado por décadas, tem que ser Banda de Sorte.

Marcadores: , , , ,

postado por João @ 23:40,

4 Comentários:

Em terça-feira, setembro 02, 2008 10:09:00 AM, Blogger Lua disse...

Nem Banda de Sorte!!
Muitas vezes, a melodia me emociona, mas aletra nao. Ou vice versa!
As vezes, nem um, nem outro .. mas a voz do cantor(a)...

Musica e musica.
Ponto final.

O mais legal, e que uma galera de coisas eu aprendi contigo.
xD

 
Em terça-feira, setembro 02, 2008 11:56:00 AM, Anonymous Anônimo disse...

Mano, quantas vezes não falamos sobre isso...

E concordo com as comparações que você fez. Assim como sem Madness, a B-Side não teria existido :D

Abraço

 
Em terça-feira, setembro 02, 2008 7:42:00 PM, Blogger Unknown disse...

Ainda assim eu sonho com DT tendo o Russel Allen no vocal e mais a guitarra do michael romeo. uma especie de Iron Maiden bem fodastico

 
Em quarta-feira, setembro 03, 2008 1:00:00 PM, Blogger Bruno disse...

Pô, eu tinha muito isso de banda perfeita, dos sonhos e tal, mas há muito tempo atrás. Hoje acho que meu gosto mudou demais, tem vezes que quero ouvir música só por conta da questão instrumental, as vezes só por conta do vocal, as vezes só por conta da letra, as vezes pelo conjuntos de tudo isso... as vezes quero só viajar um pouco na música e esquecer o que está acontecendo ao meu redor... enfim, apenas é como você falou, na maior parte das vezes a qualidade do som está diretamente ligada ao momento que as pessoas que vão ouvir estão passando.

Demorei pra comentar porque ontem foi praticamente impossível entrar na internet. Abraço!

 

Postar um comentário

<< Voltar